Leitura ou colecionável, eis a questão! #6 – Organizando a coleção.

Mais um ano se inicia, e com ele novas leituras estão nos esperando no caminho que iremos percorrer nesse novo momento. E nada melhor do que começar um ano novo com a estante e boxes muito bem arrumadas e organizadas. Mas as vezes, sempre vem aquela dúvida em nossas cabeças, “Como organizar minha coleção de quadrinhos?”

Não é só organizar a coleção, mas sim como fazê-la da melhor forma possível. Especialmente para novos colecionadores, as opções parecem infinitas. Como guardar todos esses quadrinhos de uma forma bonita, útil e que garanta que fiquem em boas condições, para o caso de um dia valerem alguma coisa a mais – No caso dos colecionadores de single issue.

Se você está pensando em como organizar sua crescente coleção de quadrinhos este ano, temos algumas dicas que podem te ajudar. E hoje, em mais um “Leitura ou colecionável, eis a questão!” iremos falar sobre formas de organização. Então não vamos perder tempo e vamos embarcar na leitura.

 

Já fez o planejamento das suas leituras para esse ano?

Com novos quadrinhos já possivelmente a caminho da sua estante ou pilha de leitura nesse exato momento, planejar sua organização pode se tornar um hábito prazeroso. Mas o acúmulo faz com que você precise pensar em como organizar suas caixas e a sua estante da melhor maneira possível.

Muitos sabem, o quanto é difícil resistir a detalhes como uma linda capa variante do seu artista favorito, ou uma edição de luxo em capa dura, ou até mesmo aquele quadrinho não tão famoso, mas que está com seu escritor favorito nele.

Há quem invista na compra de estantes gigantes, moveis planejados, ou short boxes/long boxes, que são os locais ideais para acomodar seus gibis. Até mesmo um quarto especialmente para a coleção, que além de acomodar os preferidos vai ajudar na montagem de um cenário perfeito, para você que adora tirar foto da sua coleção ou dos recebidos (haha).

Mas uma dúvida comum é: como organizar a quantidade gigante de quadrinhos que eu tenho, de uma forma que facilite o acesso aos volumes ao mesmo tempo em que se cria uma aparência bonita? Há diferentes modos de se fazer isso. Então vamos a alguns deles.

Separe single issues, Trade Paperbacks (TPB), e Hardcovers (HC)

A maioria das pessoas gostam de guarda-los separadamente, mesmo que tenham os três formatos para um único título – Sim, e muito comum um colecionador ter o mesmo título em vários formatos, porque são muito diferentes em termos de tamanho e extras. Os TPB e HC ficam bem na prateleira, enquanto as singles issues precisam de um pouco mais de cuidado.

Algo muito comum nesse caso é a separação por editora. A maioria das pessoas escolhe organizar por editora, simplesmente porque é conveniente – E porque é assim que isso seria feito na maioria das lojas de quadrinhos.

Os quadrinhos da Marvel em uma prateleira, DC em outra, Image em outra, e os títulos independentes e editoras menores agrupados. Isso é opcional, claro, mas se você tiver uma coleção grande, ajudará a acelerar a pesquisa quando você estiver procurando por um título específico.

 

Separe as histórias por título.

Embora para livros tradicionais seja mais comum a classificação por autor, isso é menos comum com os quadrinhos. Alguns fãs de um determinado artista ou escritor podem escolher separar o trabalho daquele criador, mas isso torna a organização difícil, porque é comum se ter vários criadores trabalhando em um título ao longo dos anos – Isso me referindo a títulos de editoras como Marvel Comics e DC Comics.

Certifique-se de que cada título esteja em ordem numérica, os quadrinhos são numerados de maneira útil, então mantenha cada título em ordem cronológica, a menos que você adore o caos e a desordem. Colocar todos os seus títulos do Homem-Aranha no mesmo lugar sem ordem alguma, faria qualquer colecionador chorar na hora, pode ter certeza (haha).

 

Lidos x Não Lidos

Para quem tem o hábito de ler muita coisa ao mesmo tempo e as vezes não dá conta de ler tudo, uma ótima sugestão de organização é acomodá-los na estante dividindo-os em duas partes práticas: livros lidos de um lado e livros não lidos de outro. Além de facilitar no momento de pegar o próximo encadernado ou issue, você ainda consegue visualizar se as suas metas de leitura estão sendo cumpridas.

Eu particularmente sou muito adepto desse método quando estou com muita coisa pra ler, outra forma de organizar seguindo essa ideia, é colocar os livros lidos em pé, e os não lidos deitados e empilhado um no outro. Isso fica um caos oque me impulsiona a ler de uma vez para deixar tudo organizado.

 

Organizando por autores

Quem já possui autores preferidos e costuma ter todas as edições já publicados de seus títulos, pode utilizar esse critério para dispor os diferentes livros na estante. Você provavelmente tem aquele autor que não sai da sua cabeça e que escreve histórias que você nunca perde uma edição ou o encadernado, eu por exemplo tenho uma parte da minha estante dedicada totalmente ao Rick Remender e seus títulos – E eu ainda coloco por ordem de gosto (haha).

Além de ser uma dica interessante, pode ser um modo de facilitar a busca por um determinado título do autor, já que você saberá exatamente onde se encontra cada pequena coleção dos seus autores mais amados. Recomendo fazer esse tipo de organização, apenas para títulos de formato autoral/independente, que torna muito mais fácil a organização.

 

Quadrinhos por tamanho

Já para quem tem apreço por formatos diferentes de quadrinhos e por uma organização simétrica, existe a ideia de organizar na estante de acordo com o tamanho. Claro isso as vezes pode ser de certa forma impossível e deixar os títulos desorganizados, mas ter uma estante simétrica em relação a altura dos quadrinhos é sem igual.

Quem me dera que todos os quadrinhos que são publicados tivessem o mesmo tamanho de largura e comprimento sempre, mas nem tudo são flores no mundo do colecionismo. No entanto, é preciso atenção: Os livros maiores tendem a ser mais pesados, e podem exigir um reforço da prateleira para que a quantidade de volumes não prejudique a estrutura do móvel ou estante.

Sendo assim, se essa for a sua escolha, não deixe de verificar se há um sobrepeso no armário pequeno para escritório ou na estante escolhida, e faça a adaptação necessária para garantir que os livros terão o suporte necessário.

 

Organizando por gênero

Se você tem o hábito de fazer leituras alternando entre os diferentes gêneros que você compra, essa pode ser uma opção interessante, para que você escolha facilmente uma nova leitura após ter concluído a anterior.

Você pode separá-los por seções: Terror, Aventura, Sci-fi, pós-apocalíptico, drama, e vários outros gêneros. Esse método é muito valido para pessoas que são bem ecléticas com suas leituras, e leem de tudo.

Quadrinhos por preferência

Alguns leitores são verdadeiros fãs de determinadas séries, o que faz com que eles queiram vê-las sempre, seja para relembrar uma passagem ou para fazer uma releitura.

Por isso, outra dica interessante de organização é a de deixar os quadrinhos que você mais gosta, ou que precisa pegar com maior frequência, nas áreas onde é possível acessá-los facilmente, deixando a estante funcional e prática no dia a dia. Quem não gosta de dar aquela olhada novamente, naquele dialogo impactante que você tanto gostou.

 

Dica Extra: não deixe de catalogar os seus quadrinhos!

Quem possui muitos quadrinhos pode acabar se esquecendo de todos os volumes já adquiridos e até mesmo comprando edições repetidos – Talvez você ache estranho, mas aconteceu. Outra situação comum é o de emprestar seu gibi, e que as vezes eles acabam não retornando para a sua estante.

Sendo assim, uma dica valiosa é catalogar as suas edições, você pode criar uma planilha no excel, muitos colecionadores fazer isso, ou utilizando adesivo vinil personalizado para numerá-los. É necessário criar um registro onde serão incluídas informações como: nome, autor, ano da edição, gênero e outros dados que você ache pertinente.

 

Considerações Finais

Esse é o primeiro, “leitura ou colecionável, eis a questão!” do ano. Um dos quadros que temos muito orgulho em nosso blog. Esperamos que estejam gostando das nossas conversas e dicas até agora. Fazemos uma pesquisa extensa para trazer esse conteúdo para vocês, e seu feedback é muito importante para nós.

Se você já estava querendo organizar os seus quadrinhos, mas ainda não sabia como, esperamos que uma dessas dicas tenha te ajudado. Mas agora fica a pergunta, como você organiza sua coleção? Você usa algum dos que falamos aqui, ou um diferente? Conta pra gente como você organiza sua coleção...

3 comentários

john

john

adorei as dicas e vou adotar a de separar os lidos dos não-lidos. geralmente organizo por editora, autor e tamanho – nesta ordem.

Filosofo dos Quadrinhos

Filosofo dos Quadrinhos

Um ótimo conteúdo para os colecionadores. Esclarecedor.

Marcelo

Marcelo

Belo artigo. Vocês sabem de algum lugar para comprar aqui no Brasil essas caixas de papelão do tamanho das single issues? Obrigado!

Deixe um comentário