Leitura ou Colecionável, eis a questão! #8 – Capas Variantes

Como já discutimos aqui a muito tempo na coluna “Leitura ou Colecionável, eis a questão!”, ler e colecionar andam sempre em um paralelo infinito, o que torna muitas vezes difícil achar uma distinção entre um e outro. E hoje iremos discutir um assunto dentro do mundo dos quadrinhos, que tem sido um dos temas mais pedidos nos últimos meses... Iremos falar finalmente sobre o tema de Capas Variantes, e o que elas representam para o mercado de quadrinhos da América do Norte!  

Será que eu devo pegar a Main Cover ou a Variante do artista X? Mas porque tantas capas variantes? O que as torna tão especiais e únicas? Iremos tentar responder essas e outras perguntas nesse artigo. Então leia até o final!

 

Variantes: A subcategoria mais amada dos quadrinhos.

Com suas tiragens baixas, desenhos incríveis e alto grau de conhecimento necessário para saber de quem é a arte na capa – Eu muitas vezes me confundo, quem é artista que fez capa A ou B –, as variantes são um grande atrativo para colecionadores que procuram quadrinhos com um toque “diferente”, sendo em alguns casos os gibis mais difíceis de encontrar ou exclusivos do mercado.

Mas então, o que é uma “variante”?

Uma variante é uma forma ou versão diferente, que no nosso caso são as capas de um mesmo quadrinho desenhado por artistas diferentes – Mas se você assistiu a série do Loki, da Disney+, já deve ter uma noção doque estou falando. Mas para muitos colecionadores experientes, a mera menção do termo pode iniciar uma discussão sobre o fato de que se elas beneficiam ou prejudicam a indústria dos quadrinhos.

Vamos apresentar aqui para vocês alguns dos tipos mais conhecidos de “Variant Covers”. A ideia, e ensinar a identificar e entender o valor que uma capa variante tem para você e para o mundo, tanto dos quadrinhos quanto colecionáveis. Este artigo certamente te ajudará a escolher entre a Main Cover e a capa variante que você tanto gostou ou tem a capa do seu artista favorito.

 

  1. Capas Variantes

Uma capa variante ocorre quando uma editora (Marvel, DC, Image, etc.), permite que as comic shop façam pedidos de uma versão de um quadrinho com uma capa única geralmente feita por um artista diferente. As lojas normalmente são dadas as seguintes opções, determinadas pela editora, durante o seu pedido.

 

Quantidade pré-determinada: Nesse caso, a editora define um limite de quantas cópias da Capa Variante em especifico, uma loja pode receber. Dependendo da quantidade de Capa A que forem pedidas (1:50, 1:100 etc.). Por exemplo, uma proporção de 1:50 exigem que uma loja encomende 50 cópias da Capa A padrão para receber 1 cópia da Capa Variante B. Essa distribuição desigual resulta em capas variantes com tiragem menor, sendo mais difíceis de encontrar e muitas vezes tendo um valor maior quando vendidas.

Pedido Aberta: Aqui, a editora não define um limite de quantos de cada capa uma loja pode encomendar. Por exemplo, a loja tem permissão para encomendar 200 da Capa A e 50 da Capa B variante. Isso muda muito a dinâmica da tiragem, tornando quase impossível determinar quantas edições foram impressas, já que cada loja pode encomendar as capas e os números de impressão que acharem que venderão melhor.

 

A chave para obter a variante que você deseja é solicitá-la com um mês, ou até mais, de antecedência – Por isso garantir a pré-venda é tão importante. Certifique-se de sempre estar atento aos quadrinhos que você coleciona se eles terão uma capa variante ou não – Que você pode estar procurando –, se mantenha atualizado!

Obter até as variantes menos raras ainda é uma preocupação para muitos colecionadores. Você pode até amar o artista, o personagem ou até mesmo a arte da capa, seja qual for o motivo, sempre pode existir uma capa variante pra você.

 

  1. Variantes de eventos (Comic Con)

As variantes de eventos são vendidas em convenções com um número muito baixo de cópias impressas –  O que gera de certa forma uma escassez –, elevando assim sua raridade e seu valor dentro do mercado de colecionáveis – O número de cópias pode variar, desde uma única edição até milhares. A forma de se identificar se a edição é exclusiva daquele evento, e encontrando o logotipo daquele ano do evento, na capa ou contracapa do quadrinho.

Dependendo de qual quadrinho seja exclusivo daquele evento, ele pode futuramente vir a ter um preço bem elevado no mercado de colecionáveis, então é sempre bom estar atento quando se estiver em algum evento desses.

Fun fact: A San Diego Comic Con e a New York Comic Con tendem a ter os exclusivos mais populares.

  1. Variante de Incentivo

As Variantes de Incentivo não foram criadas para o colecionador de certa forma, por mais que exista sim uma busca por elas. As editoras incentivam as comic shops locais fornecendo uma capa especial limitada por um baixo custo. O problema é que eles precisam pedir um número específico da edição padrão antes de obter a variante.

Por exemplo, digamos que um novo quadrinho saiu e a editora está oferecendo uma capa de Variante de Incentivo na proporção de 1:25. A comic shop teria que encomendar 25 cópias da capa padrão para se qualificar para uma única cópia da capa especial.

 

 

  1. Variante exclusiva de Comic Shop

As variantes exclusivas de Comic Shops, acontecem quando uma loja, licencia uma editora para criar uma variante exclusiva e limitada para ser vendida em sua loja!

Esse processo normalmente envolve com que a loja entre em contato com a editora para obter a aprovação – Atendendo ao pedido mínimo de impressão –, adquirir a aprovação de um artista, e enviando a arte e o pedido. Quando o processo estiver concluído, a comic shop terá controle total sobre todas as versões de sua variante.

As capas de alta demanda podem esgotar em poucos minutos após serem colocadas à venda. Outras, podem ser mantidas pela loja para um evento como o Local Comic Shop Day ou Free Comic Book Day ou para convenções. Se você tiver sorte e morar perto de uma loja de quadrinhos que tenha esse tipo de quadrinho, adquira sua edição com a variante deles.

Normalmente, esse tipo de capa é encomendado por lojas que sabem o que os fãs e seus clientes querem.

 

Bom, chegamos ao fim da nossa discussão sobre capas variantes, até o momento... Pode parecer um assunto relativamente simples, mas para o mercado de colecionáveis, elas são um assunto relativamente complexo. Capas variantes possuem um grande valor para o mercado em geral.

E também é possível, elevar nossos pensamentos sobre o assunto a outro patamar, quando por exemplo falamos de uma capa variante exclusiva, assinada, e encapsulada com o label dourado do CGC, qual seria o valor desse quadrinho?

Você pode escolher sua variante por ter uma tiragem baixa, por ser rara, por ser do seu quadrinho favorito, ou simplesmente, porque ela leva os desenhos do seu artista favorito. O que importa no final, e que a sua escolha o agrade e o faça feliz, independente do motivo.

1 comment

Charles Teruo Izumi

Charles Teruo Izumi

Atualmente as capas se tornaram mais importantes do que as revistas em si.
O mercado americano de capas cresce com o aumento da procura de capas para colocar em CGC, ou seja só vai ver as capas, por isso o aumento de capas variantes. Antigamente saia uma ou duas, Atualmente são 3 por mês em média, também vieram as virgin covers, dando realce a imagem, quase a maioria tem sua versão virgem. A tiragem aumenta, porque compra-se duas ou três de uma mesma edição, quer dizer, os números estão maquiados e pelo visto bons, afinal ainda está lonfe de acabar…

Leave a comment